Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas

14791089_bdDjM   Hoje te convido a refletir sobre as tuas relações. Como tu te relacionas com os familiares, com os vizinhos e vizinhas, com Deus e com a comunidade? Como chegas diante da outra pessoa? Como ponto de partida leia o texto bíblico de Filipenses 4. 1-9.

Como estão os teus relacionamentos? Consegues olhar no olho das pessoas e dizer do que se passa no coração? Falas com amor, respeitando a individualidade e a dignidade do teu próximo? Tens um espelho para te enxergares e enxergar tuas falhas e dificuldades ou só vês as dos outros?

A vida em comunhão é vontade de Deus e ele a abençoa. A vida comunitária é fonte de bênçãos e porto seguro diante de um mundo com valores cada vez mais vulneráveis. O contato com pessoas pode desgastar o bom relacionamento com o passar do tempo. Podem acontecer desentendimentos, discussões e palavras rudes podem ser ditas em teus encontros.

As relações podem ser tanto mais saudáveis quanto mais rapidamente aceitares a verdade que todas as pessoas passam pelas mesmas dificuldades. As pessoas podem viver de forma harmoniosa dependendo de como são trabalhadas as dificuldades. Uma família dividida por desavenças é uma família que será derrotada pela primeira dificuldade que surgir. Família dividida não tem condições de superar dificuldades. Estas pessoas encontram culpados rapidamente, ao invés de se perguntarem: “Nesta situação toda, qual é a minha parcela de culpa e como posso colaborar para solucionar a questão?”

Na caminhada podes ajudar pessoas a encontrarem saídas para as encruzilhadas da vida. Conhecer a história da pessoa e dialogar com as pessoas é vital para que exista harmonia na caminhada. Alguns princípios podem ajudar a melhorar teus relacionamentos. Estas verdades podem orientar e direcionar para uma vida harmoniosa.
– Não fale tudo o que pensa. Sábio é deixar o assunto passar pelo coração e a mente antes de se manifestar conclusivamente.
– O dono da verdade não existe. Sábio é construir a verdade de forma comunitária, conjunta, dialogando e ouvindo opiniões diferentes.
– Para cada crítica aponte uma virtude. Quando só criticas não colaboras para o crescimento pessoal e o amadurecimento da outra pessoa. Facilmente alimentas a inimizade.
Sábio te tornas quando te diriges a Deus e humildemente pedes sua orientação para as mazelas da vida. Ser sábio é convidar Deus para ser o mediador e o orientador de tua vida.

Portanto, preste atenção na tua maneira de viver. Não viva como os ignorantes, mas como os sábios. Os dias em que tu vives são maus; por isso aproveite bem todas as oportunidades que tu tens. Não aja como pessoas sem juízo, mas procure entender o que o Senhor quer que tu faças. No mais, confie em Deus.

 

PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA EM CANOINHAS

Pr. EMERSON POTT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: