Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas

batismo-e1325210759491Batismo tem a ver com a luta por uma vida melhor, pois se é batizado para ser integrante de um novo projeto de vida e de sociedade: o Reino de Deus, que é o projeto de uma nova sociedade de irmãos e de irmãs, igualitária. Assim, batismo tem a ver com o testemunho prático de vida do Evangelho do Reino de Deus, a nova sociedade igualitária construída a partir de Cristo.

O batismo é de graça e passa pelo arrependimento vinculado à luta pelo Reino de Deus, pois estamos inseridos num sistema coletivo pecaminoso. Deus, em Jesus Cristo, se insurge contra uma religião com práticas não libertárias. No lugar desta Religião Jesus Cristo propõe o Evangelho do Reino de Deus, construído a partir das práticas libertárias.

Batismo e sacerdócio andam de mãos dadas, um é consequência do outro.  Quem não exerce o seu sacerdócio nega o seu batismo. A partir do batismo de Jesus o sacerdócio é dado a homens e a mulheres.  Quem permanece em Jesus Cristo dá frutos para o Reino de Deus.  Os frutos definem de onde vem a seiva. Jesus Cristo lembra que os frutos da seiva do mundo são exploração, injustiça, opressão, miséria, violência, ódio, guerra…  Os frutos do espírito de Deus em Jesus Cristo são: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio… Assim, cada pessoa batizada é uma pessoa subversiva porque quer subverter a ordem estabelecida para construir uma nova ordem, a do Reino de Deus. A ordem da exploração é destruída para no lugar desta colocar a ordem da igualdade, da justiça, do amor, da comunhão.

Batismo tem consequência, assim como fé tem consequência. Batismo, é a marca da pertença ao Reino de Deus. No Batismo a pessoa é marcada com a cruz de Cristo e a cruz era a forma de castigo até a morte para quem ia contra o poder estabelecido.

A cruz que tu carregas não é apenas um problema pessoal, mas é consequência da luta pelo Reino de Deus. Quem te impõe a cruz é o mal que não vai deixar se destruir sem resistência.  A fé cristã e o batismo rompem com o mal, pois agora há outro Projeto, o Reino de Deus. O Evangelho do Reino de Deus é a teologia das pessoas cristãs.  Então viva o teu batismo todos os dias, lutando por uma vida melhor para ti e para os outros. No mais, confie em Deus.

PARÓQUIA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA EM CANOINHAS

  1. EMERSON POTT

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: