Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas

alian_a_e_biblia“Quando Ron e Cindy se casaram, ela era a imagem da saúde perfeita. Excelente atleta, apreciava um jogo semanal de tênis e também treinava na equipe de softball […] Entretanto, quando começou a sentir dormência nas pernas, procurou um diagnóstico médico. O resultado veio com más notícias: Cindy tinha uma doença debilitante. Hoje ela mal pode mover a maioria de seus músculos e luta constantemente contra a depressão, pois depende de sua família continuamente: ‘Tenho a mente e as motivações de uma atleta’, compartilhou ela. “Entretanto, meu corpo não coopera. É tão frustrante! Só consigo enfrentar cada dia pela graça de Deus, vivendo um dia de cada vez. Às vezes gostaria de viver dois dias de uma vez!’

Não era o que Ron esperava que acontecesse quando se casou com aquela jovem vibrante e saudável. Juntos eles lamentaram a perda de saúde de Cindy e manter-se otimista tem sido uma batalha constante. Mas Ron disse: ‘Nossa comunicação é a mais profunda possível’. Ele assumiu com responsabilidade os votos de amar sua esposa ‘na saúde e na doença’. Com a força conferida por Deus, ele, continuamente – dia após dia – representa a imagem divina de um marido amoroso que se auto-sacrifica e ela, de uma esposa piedosa e apoiadora da melhor maneira que suas forças permitem.” (trecho do livro intimidade sexual no casamento).

Esta linda história relatada acima, demonstra um pouco do que o texto de Ef 5.23 tenta dizer. A liderança do homem dentro do matrimônio cristão tem base em textos como 1Co 11.3 e Ef 5.23, e não pode ser negada com o simples argumento de que “os tempos são outros”.  1Tm 3.4,12 especifica que, para as funções de liderança, deveriam ser escolhidos homens que governem bem as próprias casas. Assim, fica claro que a vontade de Deus é que o homem seja o líder dentro do lar cristão.

A liderança masculina dentro do matrimônio por vezes é alvo de discussão, e muitas mulheres sentem-se oprimidas quando ouvem o tema ser levantado. Estas, por sua vez, saem em defesa da liberdade da mulher e da igualdade entre os sexos. Esta situação, em que mulheres se sentem acuadas pela liderança masculina nos lares, é fruto de uma má compreensão de liderança que foi usada em outros tempos para oprimir as mulheres, e que em alguns casos, por ignorância, ainda é usada hoje da mesma forma em alguns lares cristãos. Mulheres que vivem um matrimônio onde a liderança foi compreendida da maneira correta pelo homem, não se sentem oprimidas pela liderança masculina do lar. Contrariamente, são muito felizes e gratas por essa liderança.

A liderança do homem cristão deve estar espelhada na liderança de Cristo. Assim como Cristo amou a igreja, ele deve amar a sua mulher. O texto de Ef 5.25-33 apresenta com clareza os aspectos importantes deste amor. Amor que deve ser sacrificial, “implicando em doação de si mesmo – não dando ordens, não estabelecendo a lei, […]. O homem deve deixar de lado sua própria vontade, abandonando o desejo de que as coisas sejam feitas à sua maneira, até o ponto de entregar sua própria vida”, assim como Cristo o fez por sua igreja.

O dia em que homem e mulher se unem com a pessoa amada por meio dos votos matrimoniais, trata-se de um momento emocionante para as pessoas envolvidas. O que por vezes passa despercebido, é que muitos são aqueles que fazem seus votos matrimonias sempre pensando que nada de ruim vai acontecer e que a vida matrimonial sempre será boa e agradável, talvez com pequenas desavenças. Mas o amor do homem por sua mulher não deve resistir apenas a pequenas desavenças, mas a todo e qualquer mal que pode sobrevir à sua mulher e a seu matrimônio. Como o amor de Cristo, o amor do homem cristão por sua mulher inclui doação de si mesmo. Este é o homem de verdade aos olhos de Deus.

 

Por: Franciele Keila Müller Martins de Souza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: