Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas

quaresmaNa atualidade alguns rituais ainda têm seu lugar em nossa vida de fé.

A tradição das cinzas, como sinal de penitência, remonta à Bíblia Hebraica. No Antigo Testamento, no Livro de Jonas 3.5-8, este ritual é descrito em detalhes. Em sinal de arrependimento, o rei de Nínive proclama um jejum. Ele e as pessoas em Nínive rasgam suas vestimentas bonitas, vestem-se de panos de saco e sentam-se sobre cinzas. Até os animais domésticos devem seguir este rito.

Já em I Reis 21.27, ocorre um rito semelhante: em sinal de arrependimento, o rei Acabe rasga suas vestes, cobre-se de pano de saco, jejua e dorme sobre panos de saco. Aqui, porém, as cinzas não são mencionadas. Também em Jó 1.20, lemos que Jó, após perder tudo o que tinha, rasga seu manto, raspa a cabeça e se lança em terra. Mais adiante, em Jó 2.8, ele senta em cinzas. Aqui não se trata de arrependimento, mas de uma espécie de luto pelo que perdeu.

A Igreja Cristã assumiu essa tradição. A partir do século VII, já se conhece a Quarta-Feira de Cinzas como o início da Quaresma, o período de jejum que antecede a Páscoa.

É tempo de penitência, em preparação à festa da Ressurreição.

Na Quarta-Feira de Cinzas, os penitentes são vestidos com roupas penitenciais, cobertos de cinzas. A partir do século X, passa-se a consagrar as cinzas. Mais tarde, em torno de 1090, clérigos e leigos são marcados na testa com uma cruz feita de cinzas obtidas de ramos guardados desde o Domingo de Ramos do ano anterior.

O tempo de penitência e de jejum irá durar quarenta dias, a contar da Quarta-Feira de Cinza, terminando no Sábado de Aleluia. Não se contam os domingos, pois cada um deles lembra a Ressurreição de Jesus. Não se pode jejuar no dia da maior alegria cristã.
Pela tradição israelita, assumida pelos cristãos, o domingo começa às 18h de sábado, estendendo-se até às 18h de domingo. Assim, o jejum é suspenso no sábado à noite e retomado ao anoitecer de domingo. Não há, pois, nada de errado em alegrar-se e festejar no sábado à noite e no dia de domingo.

Vejamos também o significado do jejum. Não se trata de dieta para emagrecer ou desintoxicar, ainda que isto seja um benefício adicional para a saúde. Trata-se mesmo de deixar de comer algo que se irá dar para quem nada tem de comer. O que eu não comer irá beneficiar alguém que passa fome ou dificuldades financeiras constantemente.

Mas, o jejum também pode se dar ao evitar algum comportamento  ou deixar de praticar algumas ações que prejudicam e/ou te desviam da sua tarefa, como filho e filha de Deus, de cuidar e preservar  a criação de Deus.

Neste sentido, somos motivados e motivadas pela Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano, que ocorre durante o período da Quaresma, que tem por tema: “Casa comum, Nossa responsabilidade”. E que como lema, Am 5.24: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca.”

Que esta seja a nossa oração também neste tempo da Quaresma:

“Deus da vida, da justiça e do amor, Tu fizeste com ternura o nosso planeta, morada de todas espécies e povos.

Dá-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos.

No seguimento de Jesus, com a alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Amém!” (do Texto Base CF 2016 – CNBB/CONIC)

Cat. Rosilene Schultz

Ministra ordenada da IECLB,

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas

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