Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas

 

Domingo-de-Ramos-na-Paixão-do-SenhorAquele que vem em nome do Senhor é um rei simples, que vem montado num jumentinho. Mas as pessoas o recebem com ramos espalhados pelo caminho e estendendo capas para ele passar. Jerusalém é uma cidade muito importante na época de Jesus. É a capital, o centro político, cultural e religioso; lugar dos principais líderes do povo. Mas, é também uma cidade onde vivem pessoas oprimidas, exploradas, maltratadas, e até mesmo marginalizadas.

Devido à situação difícil, essas pessoas tinham um desejo, um sonho, uma esperança. Que Deus enviasse um rei poderoso que salvasse o seu povo das mãos do inimigo – que Deus libertasse seu povo da opressão que já perdurava um bom tempo. E Deus respondeu ao clamor do seu povo, e enviou um Messias que vem montado num simples animal de carga, um jumentinho qualquer. Jesus vem cercado pelo povo simples da Galileia, que estava indo para Jerusalém celebrar a festa da Páscoa. Esse povo não estende a Jesus um tapete vermelho na entrada, mas suas roupas suadas e empoeiradas da peregrinação.

Entusiasmado o povo grita: “Hosana nas alturas” que, além de ser uma expressão de aclamação, é, também, no seu sentido original, um grito pedindo pela misericórdia divina. Assim, vão até o templo e silenciosamente seguem até o povoado de Betânia. Este rei é bem diferente dos demais! Ele é um rei humilde, assumindo a sua cruz. Ao entrar na cidade de Jerusalém, Jesus estava consciente que estava ali para cumprir sua missão: seria negado, traído, julgado e condenado à morte de cruz.

Assim como o povo sofrido de Jerusalém, muitas vezes, nós também esperamos tanto de Deus! Nossas sedes por justiça e por mudanças nos deixam inquietos e ansiosos. Achamos que as mudanças em nossa vida e neste mundo devem passar por grandes manifestações do poder de Deus. Queremos ver sinais espetaculares, manifestações de força e de poder, acontecimentos fantásticos, triunfos. Mas às vezes as coisas que vem de Deus não acontecem deste jeito. E aí ficamos desapontados. Esquecemo-nos da cruz.

Por isso, com que expectativas nós vamos ao encontro de Deus neste tempo da Quaresma, da Paixão? O que esperamos de Deus para a nossa vida? Um grande milagre que soluciona todos os nossos problemas de relacionamento, de saúde, de emprego, de prosperidade, de poder?

A fé cristã não se resume em uma promessa de sermos libertados milagrosamente de todas as nossas dificuldades. Fé cristã é a certeza de que Deus, em Jesus Cristo, desce até a nossa mais profunda dificuldade, tristeza e solidão e nos envolve com a sua graça. Alcançados pela sua graça, nos são dadas a força e a orientação necessárias e suficientes para seguir o caminho com Deus, enfrentando todos os nossos problemas com o poder da sua presença solidária e preciosa. Não estamos sozinhos, mas Deus nos acolhe em nosso sofrimento e em nossas dificuldades e caminha, e, permanece conosco.

Somos chamados a olhar para frente, para aquilo que é mais importante, para aquilo que realmente está acontecendo: Jesus vem para nós e por nós. Vem para nos salvar e nos dar uma nova vida. – Como você o espera? – Você está disposto a recebê-lo assim como Ele é, humilde, assim como Ele vem, montado num jumentinho? – Como nós estamos preparando nossos corações?

A chegada de Jesus a Jerusalém, no evangelho de Marcos, culmina com a sua ida ao templo. Lá ele observa tudo o que acontece e, sem seguida, se retira. Isto nos ensina que a igreja, a comunidade, é espaço para a comunhão com aquele Deus que desce para dentro da nossa realidade e caminha solidariamente conosco em bons e difíceis momentos. Que nós possamos vivenciar e compartilhar o amor, a fé, a esperança e a humildade de Jesus em nossa vida e em nosso caminho. Hosana a Deus nas alturas! Bendito é o que vem em nome do Senhor!

Pastora Maíze Katiane Dhein.

Paróquia Evangélica Luterana de Canoinhas – IECLB

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: