Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Canoinhas

orando7-1Já estamos em setembro. A primavera se aproxima. Faltam menos de quatro meses para terminar mais um ano. Como nós vivemos este período? Temos aproveitado o nosso tempo? De que forma estamos agindo? O que aconteceu que valeu a pena, que foi importante? O que havíamos planejado de diferente que não aconteceu ainda?

São perguntas e questionamentos que devem nortear nossa vida constantemente, não somente no final de mais um ano. Ainda há tempo para mudanças! Com alegria, ânimo e coragem, ainda podemos mudar o que é necessário, acalmando nosso coração e deixando um pouquinho de lado o trabalho e correria do dia a dia.

Ainda podemos trocar uma agenda lotada de afazeres por momentos de alegria e diversão com a família, os amigos, um passeio, um bom livro, uma roda de chimarrão; Ainda podemos tirar tempo para cultivar a nossa espiritualidade e para a vivência em comunidade e tantas outras coisas que nos relaxam, nos alegram e fazem do nosso tempo, momentos especiais e significativos que nos marcam.

Às vezes, os desafios são tantos ou acabamos dando um peso tão grande aos problemas, ao trabalho e a solidão que lá pelas tantas não conseguimos mais viver a profundidade das alegrias de coisas simples, cotidianas e tranquilas. Muitas pessoas vivem sozinhas, e às vezes, por comodidade, preguiça e falta de vontade acabam se afastando e se acomodando em casa, longe do convívio com outras pessoas, longe do convívio com irmãos e irmãos na fé que experimentam situações parecidas.

Programamos tanto o nosso dia a dia, que acabamos não deixando espaço para a espontaneidade e, com isso, não nos damos mais tempo para o silêncio e a oração. O pior é que viver assim é uma escolha nossa. De forma consciente ou não somos nós que escolhemos viver de correrias e de preocupações excessivas.

Compromissos todos têm, o diferencial é a forma que os encaramos. Jesus veio ao mundo para mostrar com palavras e ações que nem tudo está perdido, que Deus nos ama profundamente e, que, crentes nisso, somos motivados a cuidarmos uns dos outros. Essa missão de Jesus não era fácil, com certeza ele tinha muitos compromissos, sua missão exigia tempo, dedicação, cuidado, paciência. Percorria muitas cidades ensinando, curando e pregando o Reino de Deus. Por isso, Jesus sempre preservou sua tranquilidade, serenidade e sensibilidade, através do silêncio e da oração.

O que manteve Jesus em seu “foco” foi a sua prática de retirar-se para orar. Sabemos que o silêncio traz os seus desafios, pois nos coloca frente a frente conosco mesmos e com Deus. É o momento de perceber alegrias, tristezas, atitudes erradas, mas também é momento de fortificar-se em Jesus e no que realmente queremos para a nossa vida. Portanto, ter momentos de quietude e oração, trocar a correria por uma vida mais tranquila e feliz é uma escolha que fazemos. E é uma escolha que demanda tempo e dedicação. Pois mesmo que confiamos em Deus, diariamente precisamos cultivar a nossa fé através da espiritualidade.

Que Deus lhes ajude neste desafio de aquietar o coração, contemplar o silêncio e orar. À medida que esta prática se tornar um hábito, vocês perceberão que a vida se torna mais tranquila e nos faz sentir as alegrias com maior intensidade e esta alegria, por sua vez, se torna combustível para encarar os desafios que ainda teremos pela frente nestes últimos meses deste ano. Deus nos convida para silenciar, orar e confiar em suas promessas de vida digna e justa. Que nós possamos crer nessas promessas, aquietar nosso coração curtindo e aproveitando cada momento com intensidade e verdade.

Pastora Maíze Katiane Dhein

Paróquia Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: